quarta-feira, março 01, 2006

LOCAL: Lavos conquistou Carnaval de Buarcos

A única freguesia rural do concelho ganhou o prémio de melhor grupo e melhor carro. O sol brilhou e, segundo a organização, esteve mais gente do que no passado domingo.

Com o atraso de uma hora, o corso carnavalesco de Buarcos aproveitou o sol e brilhou na Avenida do Brasil. No que diz respeito às presenças, Tavarede foi a rainha deste ano, uma vez que se apresentou com três carros e outros tantos grupos, num total de 150 elementos. A sede do concelho esteve representada por dois conjuntos alegóricos e Buarcos com um.

Lavos salvou a honra das freguesias não urbanas e fez mais: chamou a si os primeiros lugares dos grupos e dos carros. Aquela freguesia do sul do concelho conseguiu ainda o terceiro lugar no “melhor traje”, o segundo no requisito “criatividade” e o primeiro na “alegria do grupo”.

Na classificação geral dos grupos, o segundo lugar foi para “Buarcos: Oásis de libelinhas” e o terceiro para “El Dourado”, de Tavarede. Nos carros, o segundo lugar foi conquistado por “El Dourado” e o terceiro por “Emergir Portugal”, de S. Julião. Estas foram as escolhas do júri constituído por Carlos Moço, presidente da Junta de Freguesia de Buarcos, por Lina Cação, estilista e pelo vereador José Elísio.

Mais gente do que no domingo

A concurso inscreveram-se sete grupos e sete carros. Curiosamente todos eles se ficaram pelos 50 participantes, o número mínimo exigido pela organização. As duas escolas de samba do concelho da Figueira da Foz assumiram o lado mais brasileiro deste Carnaval, já por si, muito carioca.

No final do corso de ontem, o presidente da câmara classificou a edição deste ano de “animada” e a tarde de “gloriosa”. Duarte Silva sublinhou a presença de “muita gente” a assistir ao Carnaval de Buarcos. O autarca expressou a “vontade de manter” esta iniciativa e questionado sobre a existência de algumas – poucas – “bocas” políticas e sociais, Duarte Silva foi igual a si próprio: “quanto mais bocas melhor”, defendeu.

À frente da organização do Carnaval de Buarcos está Nuno Encarnação. O administrador delegado da empresa municipal Figueira Grande Turismo considerou que este evento registou “uma evolução positiva de domingo para terça (ontem)”, referindo-se ao número de público. Assim sendo, prosseguiu, “provou-se que vale a pena manter este cartaz turístico, que resulta de um esforço da câmara e da FGT”, vincou.

Ao contrário do passado domingo, o calor fez-se sentir na Avenida do Brasil, com o sol forte e o vento quase inexistente.

in Diário As Beiras

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

This is very interesting site... » »

10:12 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home